História do Bitcoin

#1
Segue um resumo da história do Bitcoin feito por Loganota.

1. "Lançamento" do Bitcoin:

A primeira vez que Satoshi falou sobre o Bitcoin foi em uma lista de discussão cypherpunk sobre criptografia em 31 de Outubro de 2008 disponibilizando o White Paper agora tão conhecido. A primeira versão do Software foi lançada em 9 de janeiro de 2009 em outra lista de discussão p2p e mesmo entre as pessoas que já estavam acostumadas a criptografia e ao p2p o Bitcoin não foi muito bem aceito com algumas pessoas desconfiando do futuro do Bitcoin já que era mais uma tentativa de criar uma moeda digital. Uma das pessoas que entendeu e vislubrou o potencial do Bitcoin foi Hal Finney, outra pessoa bem interessante da qual irei falar adiante.

2. A mensagem inicial do bloco gênese

Na coinbase do bloco gênese continha a seguinte mensagem: The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks

Ou seja, no bloco gênese, Satoshi registrou uma manchete de um dos jornais mais famosos do mundo sobre aquilo que o Bitcoin veio substituir.
Uma curiosidade é que por algum motivo, não sei se intencional ou não, os Bitcoins desse primeiro bloco não podem ser gastos.

3. A primeira transação entre dois usuários

A primeira transação de um usuário para outro foi entre o Satoshi e Hal Finney em 12 de janeiro de 2009 registrada no bloco 170 em que Satoshi enviou a Hal a quantia de 10 BTC (em uma época em que o Bitcoin não valia nada Satoshi já era meio pão duro com os seus, talvez já vislumbrando o futuro Grin)

4. O dia da Pizza

No dia 18 de Maio de 2010, o usuário laszlo, neste mesmo fórum que estamos hoje fez um tópico com uma simples pergunta Pizza for bitcoins? em que ele oferece 10000 BTC para quem comprar uma Pizza e mandar entregar na casa dele. E no dia 22 de Maio ele conseguiu e o "jercos" comprou para ele duas pizzas que hoje valem milhões. Ainda hoje ele diz que não se arrepende pois as pizzas estavam deliciosas e agora em 2018 ele comprou outras pizzas com a Lightning Network, marcando história mais uma vez.

Por causa dessa história, é comemorado no mundo todo o dia da Pizza, inclusive aqui no Brasil algumas pessoas se reúnem para comemorar esse dia.

5. O dia do Halving

Como a maioria das pessoas devem saber, a cada 4 anos aproximadamente a rede Bitcoin diminui pela metade a recompensa dos mineradores, a última vez foi em 2016 e a próxima em 2020. Como não pode deixar de ser, este dia também é comemorado, inclusive tem registros desse aqui no Brasil, mais especificamente em Campinas, onde nos dois últimos o @felipelalli (fundador da walltime) participou e deixou registrado pra gente.

Tem até um evento na época do Google+ do primeiro Halving day aqui no Brasil: https://plus.google.com/u/0/events/clp7 ... sl71d4aqtk

Aqui O @felipelalli posta sobre o segundo evento no tópico mundial sobre o tema em 2016.

6. O bitcointalk
Quote
Welcome to the new Bitcoin forum!

Assim Satoshi nos recebeu nesse fórum, mas já havia um fórum anterior a esse: http://bitcoin.sourceforge.net/boards/index.php (infelizmente não está mais acessível Sad )

O interessante é que nem mesmo o theymos chegou a ver o fórum antigo e olha que ele é o usuário número 35 aqui Shocked.

Uma coisa engraçada é que o primeiro post do satoshi é o de número 5. Perguntaram pro theymos sobre o post número 1 ao 4. A resposta dele é que o o 1, 2 e 4 existem no fórum staff (para moderadores) mas que o 3 foi permanentemente deletado e possivelmente continha o nome e endereço real de satoshi Shocked.

Quem quiser ver o 1, 2 e 4 o theymos forneceu uma imagem de como eles são: https://bitcointalk.org/first_topics/

7. Hal Finney

Lembra do Hal Finney? Aquele que recebeu a primeira transação de Satoshi? Aparentemente, além de Satoshi ele foi o primeiro a minerar um bloco e ajudou muito no desenvolvimento do Bitcoin. No dia 11 de Janeiro de 2009 ele postou um tweet no qual falou que estava rodando o Bitcoin, provavelmente o primeiro também, depois de Satoshi. No dia 19 de Março de 2013 ele escreveu uma história emocionante aqui no bitcointalk de como se deu a relação dele com o Bitcoin que veio ao mesmo tempo que um diagnóstico de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) que o deixou cada vez mais debilitado até que levou ao falecimento do mesmo (ou não, já que seu corpo foi congelado com a esperança dele de que consigam revivê-lo no futuro).

Tópico do Hal: Bitcoin and me (Hal Finney)

8. I am HODLING

Muitas pessoas não entendem porque muitos postam HODL, uma variação da palavra Hold que surgiu aqui no fórum em que um trader ruim que sabia que era um trader ruim postou (possivelmente com umas biritas na mente) que estava segurando seus bitcoins pois não sabia comprar na baixa e vender na alta.

9. Quem é Satoshi?

Uma das questões mais intrigantes dos dias atuais. Quem é ou são os criadores do Bitcoin? Por que ele abandonou o projeto? Ele está vivo ou morto?

Acho isso uma das histórias mais interessantes, muitos jornais já tentaram de diversas maneiras identificar quem é Satoshi, onde ele vivia na época da da criação do Bitcoin e onde estaria hoje.

Alguns dos fatos interessantes, pela estatística aqui do bitcointalk conseguiram ver os horários em ele era mais ativo e aqueles horários em que quase não haviam posts dele, horário portanto que ele deveria estar dormindo para assim chegar em um fuso horário e consequentemente em um país onde ele provavelmente reside.

Alguns programadores ao lerem o código dizem que Satoshi não era um bom programador pelo seu "estilo de programar", possivelmente ele não tinha muita experiência em programação e também pelo seu estilo, era uma única pessoa e não um grupo como já foi proposto.

Essas buscas levaram a alguns nomes, Dorian Satoshi Nakamoto que por acaso tinha o nome de Satoshi e morava próximo a Hal Finney. A um repórter, ao ser perguntado sobre o Bitcoin, ele diz que não está mais envolvido com isso e não pode comentar sobre o assunto, posteriormente disse que entendeu a pergunta de modo errôneo e não sabia o que era o Bitcoin e que muito menos era seu criador.

Craig Wright, um cientista da programação australiano clamou ser Satoshi, mas não conseguiu provar fazendo a simples assinatura com alguns dos endereços atribuídos a Satoshi, se possível a do bloco gênese.

Muitas pessoas consideram por alguns motivos que Nick Szabo seria Satoshi Nakamoto (NS :: SN), tanto pelo estilo de programar, tanto pelo fato de que Nick já havia proposto um sistema parecido com o que é o Bitcoin hoje. Por algum motivo, Satoshi citou muitas pessoas mas não o Szabo no seu white paper, sendo que o sistema proposto por Nick é um dos mais próximos ao idealizado por Satoshi. Algumas pessoas dizem que enquanto Satoshi estavam em cena, Szabo não comentava sobre o Bitcoin apesar de ser do seu grande interesse e assim que Satoshi desapareceu ele voltou a falar do Bitcoin de forma recorrente em seu blog.

Por que Satoshi abandonou o Bitcoin?

Ninguém sabe, mas alguns justificam que ele sumiu pois Gavin Andresen, em um dos últimos emails trocados com Satoshi, disse que estava mantendo contato com a CIA a respeito do Bitcoin. Aparentemente Satoshi não gostava de chamar muita atenção já que em um post aqui no bitcointalk comenta sobre uma notícia que fala do Wikileaks em que algum tipo de atenção estaria voltada para nós.

Gavin Andresen foi para quem Satoshi passou o controle do código do Bitcoin até sair de cena.

A resposta dele para a saída foi que ele iria focar em outros projetos. Alguns acham que ele sabia que o Bitcoin não iria prosperar se tivesse um "líder" e que ele está por aí dando suas contribuições com outro nome (talvez o seu verdadeiro). Fica aí a curiosidade e a vontade de saber cada vez mais.

Lembrando que apesar de não sabermos quem é a pessoa por trás do nome: todos somos Satoshi, exceto o Craig Wrigth.

Espero que esse tópico seja interessante para vocês e que possamos manter viva essa comunidade que dá apoio para o Bitcoin ser o que é hoje. Se tiver alguma curiosidade para compartilhar, fique a vontade, eu adoraria saber
1 x

Return to “Português (Portuguese)”

cron